• Eficiência energética com equipamentos de qualidade e garantia.

Como a iluminação dos ambientes pode influenciar o humor?

06/04/2023

Muito se comenta sobre a capacidade que um projeto de iluminação tem de melhorar a estética e a funcionalidade dos ambientes. Mas, além de valorizar esses aspectos, as luzes têm influência sobre questões mais complexas, relativas a elementos físicos e emocionais.

 

Como a iluminação influencia o humor? (Foto: Denilson Machado/ MCA Estúdio)

Projeto assinado pelos arquitetos Edna Maeda, Lessa Rust, Paula Paiva e Pedro de Hollanda, do escritório Ao Cubo Arquitetura (Foto: Denilson Machado/ MCA Estúdio)

Um estudo realizado pela Universidade de Toronto, no Canadá, observou que as pessoas são mais propensas a terem emoções mais intensas em espaços muito iluminados. Por outro lado, lugares escuros tendem a ocasionar problemas e transtornos, a exemplo da depressão sazonal.

Segundo o Dr. Fernando Gomes, neurocirurgião do Hospital das Clínicas de São Paulo, essas ocorrências podem ser intensificadas pelo fato de a luz artificial - que está presente em lares, escritórios e estabelecimentos comerciais - ser monótona, no sentido de não acompanhar de forma natural a interferência do sol. Ele acrescenta que essa iluminação também não segue perfeitamente as variações que surgem no decorrer do dia, como as mudanças climáticas (aumento de nuvens, por exemplo) e as estações. “Com isso, o sistema límbico - parte emocional do cérebro - é influenciado de acordo com a iluminação artificial dos cômodos. Além disso, as cores das luzes artificiais podem aumentar ou diminuir o nosso nível de atenção e modular emoções e sentimentos”, comenta o especialista.

 

Em contrapartida, o neurocirurgião pontua que a luz natural estimula de forma mais orgânica o cérebro e auxilia o sincronismo do nosso relógio biológico que fica sediado no hipotálamo. Desta forma, há a liberação ou inibição de hormônios e neurotransmissores mais compatíveis com a estação do ano e com o momento do dia, o que favorece o equilíbrio emocional e o aumento da disposição para atividades que demandem habilidades físicas e cognitivas.

Tipos de luzes usados

Como a iluminação influencia o humor? (Foto: Ricardo Faiani)

Sala de jantar desenhada pela arquiteta Isabella Toledo (Foto: Ricardo Faiani)

Certamente, você já ouviu falar em luzes quentes ou frias, não é mesmo? Essa denominação popular está associada à propriedade da iluminação chamada de temperatura de cor, que determina algumas sensações que a luz pode proporcionar aos indivíduos.

De acordo com Gabriela Yokota, especialista em projetos de iluminação e tendências da Yamamura, as luzes “frias” - tecnicamente chamadas de branco frio - são aquelas com números mais altos (geralmente entre 5000K a 6500K). “Essas opções geram mais sensação de frieza e enfatizam a concentração, além de serem ótimas opções para locais mais ativos da casa”, comenta. Já as luzes “quentes”, com números mais baixos (3000K para baixo), por serem mais “amareladas” estão associadas ao conforto e acolhimento. Essas opções são perfeitas para ambientes de descontração da residência, conforme orienta a especialista.

Além disso, ainda existe a temperatura de cor branco neutro (4000K). “Como o próprio nome diz, ela é um branco que não puxa nem para o azul e nem para amarelo. É aquele mais próximo da luz natural solar, ao meio dia. Portanto, é versátil em diversos ambientes, principalmente, em áreas integradas”, afirma Gabriela.

Qual luz é melhor para cada cômodo?

Para te ajudar a escolher qual é o melhor tipo de iluminação para cada ambiente da casa, a designer de interiores Katia Oliveira listou algumas dicas abaixo. Confira!

HALL DE ENTRADA

 

Como a iluminação influencia o humor? (Foto: Reprodução)

O hall de entrada é o lugar perfeito para luminárias e pendentes, que proporcionam um efeito semelhante ao de uma sala de estar (Foto: Reprodução)

Por ser um ambiente de passagem, o hall precisa ser iluminado do início ao fim. De acordo com a especialista, é possível conseguir este efeito com sancas, perfis de alumínio e arandelas, por exemplo. "A cor da luz pode ser mais amarelada para quem prefere ambientes mais aconchegantes. Já para aqueles que preferem que o local fique mais claro, uma iluminação mais neutra pode ser ideal", diz.

 

SALA DE ESTAR

Como a iluminação influencia o humor? (Foto: Evelyn Müller)

Sala desenhada pelo arquiteto Gabriel Cordeiro, em São Paulo (Foto: Evelyn Müller)

Neste cômodo, é possível mesclar recursos de iluminação direta e indireta, o que proporciona
diferentes cenas no ambiente. "A temperatura de cor das lâmpadas para as salas é bem pessoal, mas, geralmente, usamos as temperaturas mais mornas. Todavia, há quem goste de ambientes bem claros."

COZINHA

A cozinha é um ambiente que precisa ser muito bem iluminado e o ideal é que a luz de
cor neutra seja utilizada. Tal escolha se justifica no fato de que tal iluminação não distorce a tonalidade dos alimentos/objetos e proporciona a sensação de limpeza. Como efeito decorativo, aposte em fitas de LED no mobiliário e pendentes em cima de bancadas e ilhas.

QUARTO

Como a iluminação influencia o humor? (Foto: Renato Navarro)

A reforma deste dormitório foi coordenada pela arquiteta Shirlei Proença (Foto: Renato Navarro)

Quando este ambiente tem a função de descanso e relaxamento, pode-se apostar em lâmpadas amarelas. Entretanto, quando há a necessidade de trabalhar ou estudar no cômodo, é interessante utilizar as lâmpadas neutras ou mesclar as cores. Para dar um up no décor, abuse das fitas de LED em cabeceiras e painéis.

 

Fonte: casavogue.globo.com por Camila Santos

Copyrights © 2024 SPLEDLUX - Todos os direitos reservados